Lula Reverte Golpe Contra Dilma e Desmonta Herança de Bolsonaro: Fome Reduzida em 85%, Pobreza Cai 40% e Subnutrição Despenca 31% Após Alcançar Alarme de 4,2% em 2022
Durante os governos do PT, a fome foi tratada como prioridade absoluta. Entre 2000 e 2002, mais de 10% da população brasileira sofria com a subnutrição, mas, graças à implementação de programas sociais de transferência de renda, esse número caiu drasticamente. Em 2016, o Brasil atingiu níveis históricos com menos de 2,5% da população subnutrida, vale lembrar que em 2014 a fome e a miséria foram consideradas extintas no Brasil! Em 2023, a subnutrição voltou a subir, afetando 2,9% dos brasileiros, esse índice chegou a 4,2% em 2022 durante a gestão Bolsonaro. Esse retrocesso é um retrato claro da destruição causada por políticas neoliberais que enfraqueceram o Estado e desmantelaram a rede de proteção social construída pelo PT. Mas ainda temos motivo para ter esperança, o número de pessoas que sofrem de insegurança alimentar caiu em 47,2% (No último ano do Governo Bolsonaro; 125 milhões de brasileiros sofriam com a insegurança alimentar, em 2023, esse número caiu para 66 milhões), no primeiro ano de governo Lula, o número de pessoas passando fome reduziu em 85%, o número de pessoas na pobreza e na miséria despencou 40%.
O índice de segurança alimentar moderada caiu 16,7% após a volta de Lula . No índice de insegurança alimentar moderadamente grave, vimos uma redução de 32,3%
O Bolsa Família, maior programa de transferência de renda condicional do mundo, foi uma peça-chave nessa transformação, com enfoque na melhoria da saúde, educação e no empoderamento feminino, levando dignidade para milhões de famílias. No entanto, o golpe orquestrado por setores reacionários e a perseguição política travestida de operação anticorrupção, como a Lava Jato, criaram uma crise econômica que reverteu essas conquistas.
Enquanto países vizinhos como Chile e Uruguai avançam na luta contra a fome, o Brasil, sob governos pós-golpe, caiu para a 33ª posição no ranking mundial de combate à fome. É evidente que a solução para este cenário passa pela reconstrução do Estado Social, fortalecimento das políticas públicas e, sobretudo, pela retomada das conquistas petistas que já haviam colocado o Brasil no caminho para erradicar a fome.
Como bem disse Lula, "nossa luta é pelo povo que mais precisa", e é por isso que devemos nos engajar para, juntos, reverter essa tragédia e garantir que até 2026 possamos eliminar a fome novamente e reconstruir um Brasil mais justo.
Comments
Post a Comment