Aprovação de Lula Sofre Leve Queda, Mas Base de Apoio Permanece Forte na Maioria dos Setores Sociais


Uma nova pesquisa da GeneralQuest, divulgada no último dia 3 de outubro, mostra que a aprovação do trabalho pessoal do presidente Lula sofreu uma leve queda. O índice de aprovação caiu de 56% para 53%, enquanto a reprovação subiu de 44% para 47%. A queda foi impulsionada pela insatisfação gerada pelas queimadas na Amazônia, atribuídas a grupos bolsonaristas do agronegócio.

Apesar da oscilação, Lula mantém uma base de apoio sólida em setores estratégicos. Sua aprovação é maior entre as mulheres (57%), os mais jovens (55%), os menos escolarizados (67%) e as classes mais pobres (66%). Além disso, o presidente ainda goza de forte apoio no Nordeste, onde 73% dos entrevistados aprovam seu governo.

A pesquisa também aponta que 35% da população avalia o governo como regular, enquanto 33% o classificam como bom ou ótimo, e 32% o consideram ruim ou péssimo. Esse equilíbrio reflete a estagnação da popularidade de Lula desde sua vitória eleitoral, onde foi eleito com 51% dos votos.

Entre os católicos e os mais idosos, o presidente também tem um bom desempenho, com 51% de aprovação em ambos os grupos. Já entre os mais escolarizados, a aprovação é um pouco menor, com 44%.

Mesmo com a leve queda, o presidente Lula ainda conta com um saldo positivo e sólido em algumas das principais bases que o elegeram, mostrando que, apesar dos desafios recentes, ele mantém o apoio de boa parte do eleitorado.

Comments

Popular posts from this blog

Oito estados e DF têm alerta de grande perigo para baixa umidade,: Umidade relativa do ar pode chegar a 12%

Semipresidencialismo de Temer golpeia presidencialismo de Lula em campanha eleitoral: O semipresidencialismo aprisionou o presidencialismo de coalizão lulista obrigando-o a executar eleitoralmente o plano da própria oposição

Pesquisa indica que 82,9% votariam em candidato gay para Presidência: um sinal de mudança na percepção política