Tensão entre Brasil e Venezuela cresce, Nicolás Maduro ordena que o Brasil deixe a embaixada na Argentina:
O Itamaraty contesta. Neste momento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está debatendo sobre a questão da Venezuela com o número 2 do governo federal dentro do Itamaraty. A expectativa é que o governo federal intensifique a proteção da embaixada argentina no território venezuelano.
Este episódio, que ocorre hoje, é mais uma fase da escalada das tensões nas relações diplomáticas entre a Venezuela e os países da América do Sul, que já se desenvolve desde 28 de julho deste ano, quando Nicolás Maduro foi reeleito para o quarto mandato à frente da presidência da Venezuela. Nicolás Maduro obteve 51,19% dos votos, segundo dados do CNE, que é a justiça eleitoral do governo venezuelano.
Segundo nota do Itamaraty, o Brasil manterá a custódia e a defesa dos interesses argentinos até que o governo argentino indique outro estado aceitável para o governo venezuelano para a execução de suas funções. O governo brasileiro destaca, nesse contexto, que continuará na defesa da embaixada argentina na Venezuela.
Nos últimos meses, com as críticas do governo brasileiro aos posicionamentos de Maduro, a situação tem se agravado. O Brasil, conhecido por sua postura de cautela e diplomacia na região, busca um bom diálogo no espaço. Lula discute a tensão embaixada protegida pelo Brasil.
Comments
Post a Comment