Nova pesquisa nacional aponta aprovação mista do governo Lula: O presidente tem aprovação maior que reprovação em cidades do Nordeste. Sete capitais registraram empate técnico entre "Ruim/péssimo" e "Regular":

Avaliação de Governo do presidente:

A pesquisa Quaest mostrou que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi maior que a reprovação em três capitais do Nordeste: Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). Na capital cearense, Lula tem aprovação de 41%, reprovação de 29% e 30% acham a gestão dele regular. No município pernambucano, o petista tem 42% de aprovação, 30% de reprovação, e 28% consideram regular. Na cidade baiana, 38% aprovam, 23% reprovam, e 39% avaliam como regular.

Em sete capitais foi registrado empate técnico: Aracaju (SE), Belém (PA), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Os números foram publicados nesta quinta-feira (5) no Portal G1.

O Fato é evidente, o governo de Lula é sustentado pelo apoio popular majoritário, o índice de "bom ou ótimo" supera o índice de "ruim ou péssimo" em 3 capitais, o índice de "regular" supera o índice de "bom ou ótimo" e empata tecnicamente com o índice de "ruim ou péssimo" em 7 capitais e o índice de "ruim ou péssimo" supera o índice de "bom ou ótimo" em 12 capitais. 

Na capital sergipana, 34% aprovam, 33% reprovam, mesmo percentual dos que acham regular. Na cidade paraense, 30% aprovam, 34% reprovam e, para 36%, o presidente é regular. Na capital paraibana, 38% aprovam, 32% reprovam e 30% acham regular.

Em Macapá, 29% aprovam, 32% reprovam e 40.% acham regular. Em Maceió, 30% aprovam, 38% têm visão negativa sobre Lula, e 32% o consideram regular. Na capital gaúcha, 32% aprovam e 32% reprovam. O percentual de regular foi 36%. Em São Paulo, 32% aprovam, 33% reprovam e 36% acham a gestão regular.

Em 12 capitais, a aprovação de Lula foi menor que a reprovação: Boa Vista (RR), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

Avaliação pessoal do trabalho do presidente Lula: 

A aprovação e a reprovação das administrações municipais variam significativamente de cidade para cidade, refletindo a diversidade de opiniões sobre os gestores locais. As cidades do Nordeste, em particular, mostram uma predominância de aprovação, enquanto algumas capitais do Centro-Oeste e Norte apresentam níveis mais elevados de reprovação.

Em 11 capitais a aprovação pessoal do trabalho do presidente Lula supera a desaprovação, o cenário se inverte em outras 11 capitais (Lula ganhou as eleições 2022 em 13 capitais e perdeu uma 14 capitais Brasil a fora.

Em Fortaleza (CE), e Recife (PE), a aprovação ajustada é de 59%, enquanto a reprovação ajustada é de 41%. Salvador (BA) apresenta um cenário ainda mais favorável, com uma aprovação ajustada de 62% e uma reprovação ajustada de 38%. Estes números indicam uma aceitação relativamente alta das administrações nessas capitais do Nordeste.

Por outro lado, nas cidades de Aracaju (SE), Belém (PA) e João Pessoa (PB), as taxas de aprovação são mais modestas. Em Aracaju, a aprovação ajustada é de 54%, com uma reprovação ajustada de 47%. Belém tem uma aprovação ajustada de 52% e uma reprovação ajustada de 48%. João Pessoa apresenta uma aprovação ajustada de 56% e uma reprovação ajustada de 45%. Em Macapá (AP) e Maceió (AL), a aprovação ajustada é de 52% e 51%, respectivamente, enquanto a reprovação ajustada atinge 48% e 49%. Porto Alegre (RS) também segue uma tendência semelhante, com uma aprovação ajustada de 54% e uma reprovação ajustada de 46%. São Paulo (SP) apresenta uma aprovação ajustada de 51% e uma reprovação ajustada de 49%.

Nas cidades com maior índice de reprovação, Boa Vista (RR) e Belo Horizonte (MG) têm uma aprovação ajustada de apenas 42%, enquanto a reprovação ajustada chega a 58%. Curitiba (PR) também se destaca com uma aprovação ajustada de 41% e uma reprovação ajustada de 59%. Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) possuem uma aprovação ajustada de 43% e uma reprovação ajustada de 57%. Florianópolis (SC) apresenta uma aprovação ajustada de 47% e uma reprovação ajustada de 53%. Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Velho (RO), e Rio Branco (AC) têm uma aprovação ajustada variando de 42% a 46%, com reprovações ajustadas que variam de 54% a 58%. No Rio de Janeiro (RJ), a aprovação ajustada é de 45% e a reprovação ajustada é de 55%. Vitória (ES) tem uma aprovação ajustada de 46% e uma reprovação ajustada de 54%.


Comments

Popular posts from this blog

Oito estados e DF têm alerta de grande perigo para baixa umidade,: Umidade relativa do ar pode chegar a 12%

Semipresidencialismo de Temer golpeia presidencialismo de Lula em campanha eleitoral: O semipresidencialismo aprisionou o presidencialismo de coalizão lulista obrigando-o a executar eleitoralmente o plano da própria oposição

Pesquisa indica que 82,9% votariam em candidato gay para Presidência: um sinal de mudança na percepção política