Efeito Lula: preço dos alimentos cai e inflação se reduz para os mais pobres
Governo do presidente Lula registra a primeira deflação no preço dos alimentos desde o início de 2024, no acumulado do ano 2023 os alimentos já haviam registrado deflação de 0,52%.
A inflação de alimentos está negativa na primeira semana de setembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV Ibre).
No grupo de Alimentação, houve uma deflação de -0,45% nos 30 dias até o início de setembro, ou seja, os preços dos alimentos caíram.A maior queda de preços foi registrada em hortaliças e legumes, que tiveram uma redução de 15,90% em comparação ao período anterior (30 dias até início de agosto).
Por outro lado, o índice geral de inflação, que inclui todos os produtos e serviços, subiu 0,5% no início de setembro, em especial por conta de outros serviços.
Essa queda nos preços dos alimentos já havia sido observada pelo Ipea em julho, beneficiando principalmente as famílias de menor renda.
Em julho, a inflação para famílias de renda baixa foi de 0,09% e para as de renda muito baixa, 0,18%, com tendência de queda desde junho.
"Esses resultados recentes desfazem o temor de que a crise no Rio Grande do Sul, importante produtor de alimentos que foi severamente castigado pelas chuvas em maio deste ano, ia deflagrar uma onda inflacionária", informa a AgênciaGov.
A taxa acumulada em 12 meses desacelerou de 4,50% em julho para 4,24% em agosto. A meta de inflação do Brasil é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%. No acumulado do ano, a inflação foi de 2,85%, o Brasil está a 0,15% de distância do centro da meta, essa política de metas do banco central servo injustamente para tentar "europeizar" as metas fiscais e as metas inflacionárias presentes na economia brasileira.
Os números não mentem: Alimentação e Bebidas com queda de 0,44% e impacto de -0,09 ponto percentual na inflação, junto com Habitação, que caiu 0,51% e trouxe -0,08 ponto percentual, mostram que o PT está garantindo o alívio no custo de vida do trabalhador! No grupo alimentação e bebidas, a alimentação no domicílio teve deflação de 0,73%, o 2º recuo consecutivo. Havia registrado uma queda de 1,51% em julho. Ficaram mais baratos os preços da batata inglesa (-19,04%), do tomate (-16,89%) e da cebola (-16,85%). Mesmo com algumas altas, como Vestuário subindo 0,39% (impacto de 0,02 ponto) e Educação com aumento de 0,73% (impacto de 0,04 ponto), a inflação geral está controlada. Saúde, Despesas Pessoais e Artigos de Residência subiram um pouco, mas o impacto na inflação é mínimo, só 0,03 ponto cada.
No geral, quem está sentindo os benefícios é o povo. O PT sempre fez e vai continuar fazendo o Brasil caminhar com justiça social e crescimento! Lula na cabeça, é assim que se governa! Agora é o governo da paz, do preço baixo, da salário subindo, da habitação popular, da farmácia popular, do MCMV, o governo da dignidade! AGORA É LULA!!
Comments
Post a Comment